Escolha uma Página

O projeto

Baixe AQUI um texto com a síntese do projeto!

Atualmente, é inegável a contribuição de imigrantes para a economia dos principais países desenvolvidos do mundo. Parte dessas minorias étnicas envolve membros de diferentes nacionalidades que criam milhares de empresas de propriedade de grupos étnicos ou imigrantes, apesar de muitas dificuldades.

Segundo o relatório das Nações Unidas, o número de migrantes internacionais em todo o mundo foi de 258 milhões em 2017. Destes, 78 milhões vivem na Europa e 58 milhões na América do Norte, sendo que 50 milhões apenas nos EUA.
As experiências interculturais desses grupos étnicos aumentam as capacidades dos indivíduos na identificação de idéias de negócios promissoras. Assim, eles encontram novos produtos, serviços, identificam preferências dos clientes e desenvolvem estratégias de comunicação,
criando soluções inovadoras em seus novos habitats.

Com toda certeza há a necessidade de realizar estudos sobre os diversos grupos étnicos para se chegar a um modelo geral de empreendedorismo étnico imigrante, o que também representa uma oportunidade para pesquisar empreendedores brasileiros no exterior e sustenta a relevância do tema.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO (CNPQ):
6.02.00.00-6 – administração
6.02.01.00-2 – administração de empresas
6.02.01.04-5 – negócios internacionais

A crescente internacionalização de negócios comandados brasileiros no mundo, experimentada nos últimos anos, sem dúvida alguma é reflexo da situação econômica mundial e, principalmente, da economia local.

Assim, os empresários brasileiros arriscam-se em novas experiências de negócios com novos enfoques comerciais e gerenciais.

Além, da dificuldade com essas novas práticas gerenciais, o empreendedor depara-se com uma nova cultura e uma nova forma de consumo que deve ser amplamente compreendida para evitar fracassos que se mostrem caros em demasia.

O presente projeto pretende entender a evolução dessa internacionalização e identificar quais as dificuldades que esse empresário passa. Acreditamos assim, servir aos futuros empreendedores com informações relevantes que ajudem no sucesso empresarial dos brasileiros em suas empreitadas.

 

Prof. Eduardo Picanço: epicanco@id.uff.br